Hoje, visitámos alguns locais da nossa cidade e ficámos a conhecer melhor a sua história com a ajuda da Dona Luísa, técnica de turismo da Câmara Municipal de Estremoz.
Primeiro, observámos o brasão de Estremoz e ficámos a saber a sua história.
Na Câmara Municipal observámos azulejos construídos no século dezoito, pintados de azul e branco, que ilustravam a vida quotidiana dos fidalgos. Ficámos a saber que o edifício foi mandado construir por Francisco Neri e foi habitando, mais tarde, por uma ordem religiosa: Oratoriana.
No rossio, ficámos a saber como se trabalham as peles dos animais para a confeção de carteiras, malas, luvas...
De seguida, visitámoso palácio dos Marqueses de Praia e Monforte. Pudémos ver o local onde guardavam os cavalos e as carruagens, a cozinha, a sala e música, a sala onde guardavam as loiças e o salão de bailes.
Não deixámos de passar pelo bairro de Santiago (o mais velho da cidade) e comparámos as janelas e portas do palácio com as das casas deste local.
Descemos umas escadas e fomos ver a fonte das três bicas, onde as pessoas iam buscar água para beber, pois antigamente não havia água canalizada.
Visitámos algumas oficinas de olaria, observámos a estátua de Tomás Alcaide (tenor lírico) e a casa onde nasceu e no final passámos junto ao Lago do Gadanha.
Martim Matos